Possíveis causas do sangramento gengival!

25_02_sangrando_gengiva-01

Uma gengiva saudável, não sangra. Se sua gengiva sangra na higienização ou mastigação, é sinal de que algo está errado.

Confira algumas possíveis causas do sangramento gengival:

Deficiência na frequência do uso de fio dental

Se você não usa o fio dental diariamente, bactérias crescerão entre os dentes, formando uma situação propícia para o desenvolvimento de cáries e doenças periodontais.

Use o fio dental diariamente para manter a boca sadia.

Deficiência na frequência do uso de escova de dentes

Assim como o fio dental, o pouco uso de escova de dentes facilita as doenças infecciosas bucais, dentre as quais estão as doenças periodontais. Trocar uma escovação eficiente por bochecho com  água ou enxaguante pode causar sangramento gengival.

Mau uso dos instrumentos de limpeza

Escovas muito duras e a aplicação de muita força na escovação, podem traumatizar e causar sangramento gengival. Prefira escovas macias ou extra-macias e tenha cuidado ao manusear instrumentos de limpeza.

Evite palitos de dente.

Problemas sistêmicos

O sangramento gengival também pode ocorrer devido a outros problemas com o seu corpo, como falta de vitaminas C e K, por exemplo, ou mesmo doenças mais severas como a leucemia.

Mudanças hormonais

Alterações hormonais durante o período menstrual ou gravidez também podem facilitar gengivites e sangramentos gengivais.

Caso isso ocorra, comunique seu médico e dentista.

Medicações

Alguns medicamentos anticoagulantes (afinadores do sangue), anticonvulsivos e imunossupressores, podem levar à hiperplasia e sangramento gengival. Nesses casos, a higiene bucal deve ser rigorosa.

Fique atento! Se você notar sangramento nas gengivas, procure logo o dentista. Na fase inicial, a gengivite é mais fácil de ser curada e não deixa sequelas.

Aqui na Harmony Odontologia temos uma equipe qualificada para atender você em qualquer situação!

Agende uma avaliação agora mesmo: 47 3368 8512 | 47 99911 2782

www.harmonyitapema.com.br