Periodontia!

05_04_periodontia-01

A periodontia é a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento de doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (gengiva e osso).

A doença periodontal é uma infecção causada por placa bacteriana que aderem na superfície do dente (também há casos associados à má oclusão, fatores hormonais, próteses mal adaptadas, aparelhos de correção ortodôntica ou uso de medicamentos) e afeta os tecidos que rodeiam os dentes, causando um espaço inadequado entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias. Sua evolução leva a perda óssea e, como consequência, a perda dos dentes. É a principal causadora da perda de dentes em adultos.

Alguns sinais e sintomas das doenças periodontais são:

Sangramento gengival;
Mau hálito persistente (halitose);
Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
Gengivas que se afastam dos dentes (retração);
Pus entre a gengiva e o dente;
Alteração no formato gengival;
Mobilidade dentária;
Presença de cálculo ou tártaro;

O tratamento

É feito com a remoção da placa bacteriana através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, podem ser necessárias cirurgias, para facilitar o acesso.

A forma de prevenir as doenças periodontais é a utilização correta da escova de dentes e do fio dental e, ainda, visitas periódicas ao seu dentista.

Agende uma avaliação: 47 3368 8512 | 99911 2782